A segurança pública do Estado está inscrita na Carta Magna como dever de todos e obrigação da Policia Civil, entre outras organizações de segurança. Dessa forma, todos os brasileiros têm o dever e os órgãos de segurança têm as atribuições de zelar por sua qualidade e eficiência, dando à população a proteção que tanto merecem e pagam os impostos para que isto ocorra. Mas ninguém mais que a Policia Civil consegue mensurar essa obrigação do Estado e realizar com bravura e destemor esta nobre e árdua missão constitucional.
As atividades de policia judiciária que a profissão do policial civil diuturnamente interagem com a população é a mola propulsora do desejo de dotar o Estado de uma segurança digna, eficiente, inclusora e, principalmente, que respeite a dor das famílias vitimas da violência diária e proteja através de suas investigações e operações os que são vitimas da insanidadee dos criminosos que infestam os bairros e municípios do nosso Estado.
Vemos belos e notórios projetos do governo estadual e federal .E também a triste realidade :as péssimas condições de salários que nos impõem no exercício da profissão .Contudo , podemos e devemos melhorar nossas investigações, inquéritos, operações de inteligência e atendimento nas ocorrências de nossa competência constitucional, não permitindo que nenhum outro órgão usurpe estas atribuições conforme vêm fazendo a Policia militar (MILICIA).Isto é dever ético de todos , quer governantes , delegados de policia e policiais civis.
Temos a plena consciência de que a parte boa da segurança pública decorre do nosso trabalho e do desenvolvido pelos nossos colegas das demais categorias com ação de apoio no sistema .Se mais não fazemos é por absoluta falta de condições para tanto.
O grito de MOBILIZAÇÃO GERAL já é sem tempo como clara demonstração de que a atual situação não pode e não deve continuar .É necessário mudar a nossa realidade funcional e estancar o sofrimento desnecessário e evitável dos nossos colegas e da população do nosso Estado.
Estendemos a mão a todas as categorias policiais que desejam modificar para melhor essa dura e injusta realidade salarial da Policia Civil. Delegados de Policia , Peritos , Inspetores de Policia e Investigadores de Policia responsáveis podem contar com os Comissários de Policia na construção de uma segurança pública desejada por todos os segmentos da Sociedade.
Nossa ação reafirma o compromisso ético com os Delegados de Polícia honrados e a população. A policia civil (judiciária) só existe para “ proteger e dar segurança “ a população e nenhum projeto de segurança(PAC, PRONASCI ....) será eficaz se esquecer êste compromisso secular.
Vamos intensificar a participação dos Comissários de Policia na construção de uma Segurança pública respeitadora dos “ direitos humanos” que sofre agressões e violências nas comunidades carentes do nosso Estado, por não ter nas Delegacias muitas vêzes um agente da autoridade com experiência e autoridade para direcionar as ocorrências diárias de roubos , furtos , homicídios e tráfico de drogas que são a espinha dorsal da criminalidade .
Afinal, nada é mais desgastante para os Comissários de Policia experientes que o estado de criminalidade o qual sentimos impotentes e não reconhecidos pela nossa administração na atual realidade que estamos submetidos .É êste o caráter libertador do Comissário de Policia se transforma num exercício da cidadania responsável onde queremos assumir o nosso importante papel na transformação da Policia Civil que efetivamente deverá ser a prioridade na área da segurança pública do Govêrno que ora inicia.
Autor : Franklin B. Vieira – Comissário de Policia
Nenhum comentário:
Postar um comentário