Sempre se ovacionou e falou que, em todos os lugares, se homenageia os “ heróis de matar ”, ou seja, os grandes generais, as grandes guerras, mas não os “ heróis da segurança do cidadão”.
Entre eles, estamos nós, policiais civis, chamados carinhosamente de “ tiras cascudos ”, heróis também por proteger a sociedade garantindo os sagrados” direitos humanos dos cidadãos de bem” . Por isso, é tão relevante que lembremos do que cada um já fez e ainda poderá fazer, embora estejam sendo “ preteridos “ por um pequeno grupo de delegados de policia novatos.
Todos contribuíram para que essa sociedade e a própria Policia Civil tivessem justiça, segurança e paz . As marcas do tempo estão bem visíveis nos cabelos prateados(brancos), na segurança do pensamento e na forma experiente e bem articulada do raciocínio operacional e investigativo que possuem e que está sendo desprezado pela atual Administração da nossa PECERJ.
O mais importante, no entanto, não se mostra no corpo ainda disposto ao combate e aos desafios no enfrentamento com os marginais que intranqüilizam a população e as Autoridades Públicas, promovendo verdadeiros “ banhos de sangue” aos nossos trabalhadores e suas famílias. Mas sim pela experiência e o conhecimento que vários anos de exercício da profissão policial civil (Cascudo) lhes trouxe.Pode-se perceber na paixão com que todos, invariavelmente, falam sobre suas carreiras, na satisfação de seus superiores, Delegados de Policia com igual “experiência” , e nos ensinamentos que as nossas histórias de vitórias e conquistas trazem e ensinam.E haja história da “ tiragem cascuda”.
Qualquer um destes policiais civis, Comissários, Inspetores e Investigadores , são verdadeiros “ heróis anônimos”, dentro da nossa Instituição e merecem todo o respeito das Autoridades Policiais no comando da nossa Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro,por chegarem à marca de mais de 25 anos de dedicação à Policia Civil, tendo ainda muitas coisas para ensinar e transmitir aos policiais novos, sejam eles Agentes ou Autoridades Policiais.
Portanto, é muita INGRATIDÃO por parte daqueles que na atual administração da Policia Civil não respeitam a história, o conhecimento empírico e a experiência desses verdadeiros heróis da nossa Policia Civil, colocando-os à margem da Instituição Policial Civil e não dando o reconhecimento funcional que lhes é devido.
Autor: Comissário Franklin B. Vieira ( Um tira Cascudo)
Diretor de Ética da Coligação dos Policiais Civis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário